Características gerais

É uma estaca de concreto moldada in loco, executada mediante a introdução no terreno, por rotação, de um trado helicoidal contínuo. A injeção de concreto é feita pela haste central do trado simultaneamente à sua retirada. A armadura é sempre colocada após a concretagem da estaca.

Esta execução, pela ausência de vibração no terreno, é indicada principalmente em obras de área urbana e, pela velocidade na execução, para obras de médio e grande porte. Os equipamentos da Jundbase, por serem mais compactos e leves em relação à concorrência, possibilitam também a execução de obras de menor porte, executando estacas de Ø 25 à 70 cm e profundidade de até 18 m. Nas obras de menor porte, poderemos executar também com equipamento de hélice segmentada.

A metodologia de perfuração permite a sua execução em terrenos coesivos e arenosos, na presença ou não do lençol freático e atravessa camadas de solos resistentes com índices de SPT acima de 50 dependendo do tipo de equipamento utilizado.

A velocidade de perfuração produz em média 250m/dia dependendo do diâmetro da hélice, da profundidade e da resistência do terreno, podendo executar em condições favoráveis até 600 m/dia.

A execução da estaca é monitorada através de computador de bordo, permitindo a impressão de relatórios individuais das estacas executadas, onde são verificados, entre outros parâmetros:

a.       identificação da obra e local, e nome do contratante e executor;

b.       data e horário do início e fim da concretagem;

c.        identificação ou número da estaca;

d.       diâmetro da estaca;

e.       comprimento executado da estaca;

f.         desaprumo e desvio de locação;

g.       especificação dos materiais e insumos utilizados;

h.       volume de concreto real e teórico;

i.         torque durante perfuração;

j.         rotação do trado;

k.        velocidade de avanço do trado;

l.         pressão de injeção do concreto;

m.     velocidade de extração do trado;

n.       observações pertinentes

Concretagem

O concreto é bombeado pelo interior da haste com sua simultânea retirada. A ponta da haste é fechada por uma tampa para evitar entrada de água ou contaminação do concreto pelo solo. Esta tampa é aberta pelo peso do concreto no inicio da concretagem. A pressão do concreto deve ser sempre positiva para evitar a interrupção do fuste e é controlada pelo operador durante toda a concretagem. A concretagem é executada até a superfície do terreno. Se a concretagem da estaca for feita com o trado girando,este deve girar no sentido da perfuração.

Colocação da armadura

A colocação da armadura deve ser feita imediatamente após a concretagem. Sua descida pode ser auxiliada por peso ou vibrador. A armadura deve ser enrijecida para facilitar a sua colocação.

 
 

    Ampliar Foto Ampliar Foto Ampliar Foto Ampliar Foto 
Clique para ampliá-las